xblue ribbon 3778232 960 720.jpg.pagespeed.ic.DkYWAyKI9T

Novembro Azul: A Prevenção é o Melhor Tratamento!

Quebrar esse tabu pode salvar vidas – A campanha Novembro Azul te convida a lutar contra o câncer de próstata

Assim como o Outubro Rosa, o mês de novembro é dedicado a movimentos que reforçam a importância da conscientização sobre o câncer. Mas dessa vez, a campanha Novembro Azul chama atenção para a saúde do homem.

O objetivo é alertar a população masculina a respeito da prevenção do câncer de próstata, tipo mais comum entre os brasileiros depois do câncer de pele.

No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata e estima-se que 28,6% desenvolvem neoplasias malignas, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Dados assustadores, não é mesmo? Entenda um pouco mais sobre o movimento Novembro Azul e saiba como se prevenir!

Por que Novembro Azul?

O décimo primeiro mês do ano foi escolhido, pois o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata comemora-se no dia 17 de novembro.

Durante o mês, são realizadas ações com ênfase para a prevenção e diagnóstico precoce do tipo de câncer que atinge milhares de homens em todo o mundo, tendo a cor azul como predominância no laço simbólico.

A campanha Novembro Azul visa também quebrar tabus. Uma vez que a doença é sempre tratada com preconceito, principalmente com relação ao famoso (e temido) exame clínico toque retal.

Por isso, muitos preferem adiar as visitas ao urologista e ficar sem saber se há presença ou não de um tumor no corpo. Esse descuido pode fazer com que o diagnóstico seja realizado tardiamente e em alguns casos, o câncer esteja em estágio avançado.

Como o câncer de próstata se desenvolve

A próstata pode sofrer um aumento benigno à medida que o homem envelhece. Essa mudança é observada em cerca de 70%, de 6 em cada 10 casos, dos homens são diagnosticados aos seus 65 anos ou mais.

O câncer de próstata acontece diante uma multiplicação desordenada das células da próstata. Quando há presença de câncer, a glândula endurece, causando a obstrução na uretra e o impedimento da passagem adequada da urina.

Quais são os sintomas do câncer de próstata?

Na fase inicial, o câncer não apresenta sintomas. Mas de acordo com o Ministério da Saúde, cerca 95% dos casos, o tumor se encontra em estágio avançado. O que pode dificultar e muito a cura.

Em sua fase avançada, os principais sinais são:

  • Dores ao urinar;
  • Dor óssea;
  • Vontade de urinar com frequência
  • Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Fatores de risco

Existem outros fatores – além da idade – que podem contribuir para o surgimento do câncer de próstata.

Como bem alerta a ação Novembro Azul, pacientes com:

  • Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
  • Homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
  • Ou que possuem obesidade, apresentam maior risco de desenvolver a doença.

Além disso, é importante saber faz toda diferença manter hábitos saudáveis. O consumo de vegetais na dieta pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de câncer de próstata e de outras doenças que merecem atenção.

Diagnóstico

A doença é identificada por meio da realização dos exames clínicos, como o toque retal e o exame de sangue, denominado Antígeno Prostático Específico (PSA).

O procedimento toque retal consegue detectar quando a glândula está localizada em frente ao reto, e no exame, é possível o médico avaliar sua textura e perceber se há presença de caroços.

Esse tipo de exame é rápido e pouco incômodo, apesar de tirar o sono da maioria dos homens.

Já o PSA, avalia a quantidade de antígeno prostático específico que tende a aumentar em casos de câncer de próstata. O nível de PSA considerado normal é inferior a 4 ng/mL.

Em casos de alterações em ambos os exames, uma biópsia deve ser executada.

A partir de qual idade recomenda-se fazer a prevenção?

O mais indicado é que homens com 50 anos de idade já iniciam suas visitas ao urologista para acompanhar sua saúde.

Porém, mesmo na ausência de sintomas, pacientes que apresentam histórico familiar de câncer de próstata devem fazer os exames a partir dos 45 anos.

Meios de tratamento

A escolha da melhor forma de tratamento vai depender muito de vários aspectos, como a saúde mental, estadiamento do tumor, idade do paciente e até mesmo expectativa de vida.

Entre as técnicas de tratamento para o câncer de próstata estão a cirurgia e a radioterapia.

Há a opção de vigilância ativa nos casos de tumores de baixa agressividade, na qual se faz um acompanhamento da evolução da doença para intervir se houver progressão.

Como prevenir o câncer de próstata?

A antiga e valiosa dica de manter uma rotina alimentar equilibrada tem seus benefícios comprovados. Isso porque, ter uma dieta rica em frutas, legumes, frutas e alimentos com pouca gordura, ajuda muito a diminuir o risco de câncer.

Outro hábito interessante de se adotar é a prática regular de exercícios físicos de pelo menos 30 minutos diários. Não fumar também é um excelente cuidado com a saúde e bem-estar.

Cuidar da saúde também é coisa de homem!

Novembro Azul na ERG Life: Vestimos a Camisa e Apoiamos esta Causa! 💙