Seguro Odontológico

Saiba como funciona o Seguro Odontológico para Colaboradores

Seguro Odontológico: Entenda a Importância em Oferecer este tipo de benefício aos Colaboradores e Como Funciona a Contratação para as Empresas

A busca por atrair e reter talentos vem se tornando cada vez mais comum nas empresas para se diferenciar da concorrência diante a ampla competitividade do mercado.

Oferecer benefícios de saúde e bem-estar, como planos de saúde e seguro odontológico, por exemplo, acaba sendo uma estratégia para chamar a atenção dos melhores colaboradores e favorecer a imagem dos empregadores.

De impacto mínimo na folha de pagamento, essa prática apresenta efeitos positivos no desempenho dos colaboradores.

Isso porque, pessoas motivadas e saudáveis produzem mais e de forma engajada, em razão do incentivo ao cuidado com saúde para se ter melhor qualidade de vida.

Além de oferecer benefícios tradicionais aos colaboradores, é fundamental avaliar a possibilidade de disponibilizar o seguro odontológico.

Uma vez que, por estar relacionado à saúde bucal e a autoimagem, os custos com consultas e tratamentos particulares acabam distanciando muita gente dos consultórios odontológicos.

  Entenda de maneira simples como funciona o este tipo de benefício para os colaboradores. Acompanhe!

Como Funciona a Contratação de Seguro Odontológico

O Recursos Humanos de uma empresa é o departamento responsável por analisar se as operadoras de seguro odontológico cumprem com as exigências da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão que determina o rol de serviços e as coberturas disponíveis para os planos odontológicos empresariais.

O valor do plano odontológico para os colaboradores é calculado a partir da quantidade de beneficiários, ou seja, inclui o número de dependentes como filhos e cônjuges. Desse modo, o benefício pode ser categorizado em duas modalidades:

🔸 Compulsória: costuma ser custeada inteiramente pela empresa, sendo incluída obrigatoriamente a todos os colaboradores;

🔸 Facultativa: proporciona o poder de escolha do colaborador em aderir ou não ao seguro odontológico, tendo seu custo descontado (total ou parcial) em folha de pagamento.

Em muitos casos, as empresas podem oferecer seguros odontológicos de vários tipos de cobertura que possam atender as necessidades de seus colaboradores.

Serviços Oferecidos de acordo com o Tipo de Seguro Odontológico

Geralmente, o seguro odontológico básico oferece:

🔸 Atendimento de urgência e emergência;

🔸 Consultas;

🔸 Restaurações;

🔸 Cirurgias simples (extrações);

🔸 Tratamento de canal;

🔸 Aplicações de flúor;

🔸 Radiologia, por exemplo.

Já os planos diferenciados apresentam serviços mais específicos, como a colocação de próteses, aparelhos ortodônticos e implantes.

Entende-se que o seguro odontológico pode ser considerado como uma complementação do plano médico, fortalecendo a atenção necessária com o bem-estar geral e incentivando a preservação com a saúde bucal.

Uma resposta

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *