Av. Dr. António Álvaro, 330 – Sala 32 – Santo André – SP
           |   Life SIS
Telefone
(11) 4348-1752
E-mail
contato@erglife.com.br

Endereço

Av. Dr. António Álvaro, 330 – Sala 32 – Santo André – SP

Telefone

(11) 4348-1752

E-mail

contato@erglife.com.br

19 de dezembro de 2018 Comments (0)

Entenda como vai funcionar o reajuste Planos de Saúde Coletivo.

Conforme Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), nos últimos anos, as reclamações têm sido pelo aumento elevado dos reajustes de planos de saúde coletivos com mais de 30 usuários, atingindo a taxa de 19% em 2018.

Segundo o instituto, o principal motivo que desagradou os clientes de operadoras dos planos de saúde coletivo foi a negligência das informações sobre os reajustes que foram impostos sem limites de valores.

Os reajustes dos planos individuais e familiares são administrados e aplicados pela Agência Nacional da Saúde Suplementar (ANS), fixados em 10% após mandato judicial.

Causas do Reajuste

No mercado da saúde, os planos de saúde coletivo representam 80% totalizando 38 milhões, sendo 31,6 milhões coletivo empresarial e 6,4 milhões plano coletivo por adesão, segundo a ANS.

O objetivo de criar planos de saúde coletivo era de apresentar vantagens para as empresas e especialmente às operadoras, pela contenção de gastos de produção, administração, cadastramento e prestação de serviços.

Além de lucrar com captação e capitalização de grandes recursos coletivos.

De acordo com a Associação Brasileira de Planos de Saúde (ABRAMGE), o aumento excessivo nos planos de saúde coletivos representa ainda a devolução parcial de custos com despesas assistenciais de 85%, superior ao valor arrecadado das mensalidades dos beneficiários.

Outro fator que contribui para o aumento exagerado nos planos de saúde coletivos é a diferença de contratos coletivos.

Nos planos individuais, a ANS impede o cancelamento parcial do plano ou a recusa de assistência à saúde.

Os planos de saúde coletivos só podem interromper os serviços prestados após um ano, mediante ausência de negociação do valor cobrado sob determinação das operadoras.

Envelhecimento Populacional

           Diante do contexto mundial, o envelhecimento populacional contribui para a alta inflação nos reajustes dos planos de saúde coletivos, isso porque, a utilização dos serviços hospitalares tornam-se mais frequentes em combinação da necessidade de incorporar novas tecnologias nos procedimentos.

Recursos de Apoio

           Como forma de prevenção aos reajustes abusivos e revisão de gastos com planos de saúde coletivos, o ideal é encontrar uma consultoria de saúde que consiga atender as necessidades da empresa por meio de negociação direta com as operadoras.

Com saúde não se brinca e nem se comercializa!

Share:

Deixe um comentário