Av. Dr. António Álvaro, 330 – Sala 32 – Santo André – SP
           |   Life SIS
Telefone
(11) 4348-1752
E-mail
contato@erglife.com.br

Endereço

Av. Dr. António Álvaro, 330 – Sala 32 – Santo André – SP

Telefone

(11) 4348-1752

E-mail

contato@erglife.com.br

21 de fevereiro de 2019 Comments (0)

Entenda a importância de se contratar Benefícios para colaboradores em sua empresa

A contratação de benefícios para colaboradores tem o objetivo de atrair, fidelizar e reter talentos sendo uma importante ferramenta para investir na qualidade de vida e o bem-estar dos colaboradores.

Os benefícios são oferecidos como uma forma de complemento do salário, sendo em muitos casos, tão valorizados quanto à remuneração fixa. Isso porque, os benefícios aos colaboradores auxiliam com custos básicos comuns como assistência técnica, odontológica, seguro de vida, vale-transporte, refeição ou alimentação.

Mas uma questão importante a ser discutida é se as empresas têm obrigatoriedade em oferecer benefícios aos seus colaboradores.

Acompanhe esse artigo e saiba os principais aspectos que integram o planejamento da contratação dos benefícios para seus colaboradores.

A Importância da Contratação de Benefícios aos Colaboradores

Um benefício decisório para reter bons profissionais é o plano de saúde e assistência médica, sendo convênio médico e/ou plano odontológico. No entanto, empresários, gestores de RH ou o departamento responsável devem atentar-se aos aspectos que variam o processo de  contratação de benefícios para os colaboradores.

O primeiro deles, é verificar se a obrigatoriedade em disponibilizar o benefício de plano de saúde e assistência médica consta nas regras da convenção coletiva ou no acordo coletivo.

As regras devem estar claras para evitar riscos para a empresa e seus empregados. Diante isso, é necessário criar uma política que contemple em primeiro lugar a espécie do contrato se vai ser compulsório, adesão ou híbrido (se vai ter contribuição das duas partes).

Um segundo fator importante é a questão da elegibilidade, ou seja, quem poderá entrar nos planos de saúde? Os colaboradores e seus dependentes estarão aptos? Quais as opções as empresas podem oferecer aos colaboradores?

No mercado, as operadoras de saúde aplicam um padrão, como por exemplo: filhos com até 21 anos ou de até 24 anos cursando faculdade, cônjuge ou filhos inválidos sem limite de idade.

Para contratar benefícios de saúde é preciso realizar o estudo quantitativo do quadro de colaboradores da organização para solicitar avaliação das redes que oferecem consultoria e corretagem de benefícios para os colaboradores, para obter auxílio nos benefícios escolhidos.

Como Contratar Benefícios de Saúde para os Colaboradores

Quando a empresa for oferecer benefícios que não seja por força de acordo coletivo ou convenção, é preciso determinar o tipo de benefício que irá suprir as carências de acordo com o perfil dos colaboradores e seus dependentes.

É fundamental para contratar um plano que atenda as necessidades, já reconhecidas, da empresa e seus colaboradores, pois oferecer benefícios não se resume em realizar uma cotação de mercado. Trata-se do cumprimento de políticas e regras que compõem os fatores a seguir:

Abrangência: onde realmente a implantação de um benefício vai auxiliar seu negócio e a vida de seu colaborador. Porque os planos podem ser municipais, estaduais, nacionais e tudo isso tem um impacto significativo no custo e no desempenho do plano.

Grupo hierárquico da sua empresa: que tipo de plano você deve oferecer? Isso tem que ser muito bem desenhado, senão poderá ocasionar problemas futuros.

Segundo Edson Gatto,  diretor executivo da consultoria em saúde ERG Life com 40 anos de experiência na área de saúde suplementar, um dos fatores que impactam a implantação de benefícios para os colaboradores, como os planos de saúde por exemplo, inclusive em aspectos legais, é a questão da contribuição.

“Consiste em qualquer valor que seja descontado da folha de pagamento do colaborador, pode ser um percentual, um valor fixo, entre outras formas de contribuição. E dependendo da forma de como você aplica essa contribuição, isso pode gerar risco a sua empresa e você tem que tomar muito cuidado na hora de fazer o desenho desta contribuição nos planos de saúde”, afirma Gatto.

Garantir a qualidade de vida dentro e fora das empresas, impacta diretamente no engajamento do profissional com sua produtividade e motivação em alcançar os objetivos no trabalho.

Valorizar o profissional faz parte do reconhecimento de sua contribuição no alcance do sucesso de uma empresa. Ignorar a contratação de benefícios para colaboradores, não é a melhor forma de economizar. Invista na qualidade de vida e bem-estar corporativo!

 

Solicite a Consultoria da ERG Life!

Contratar uma empresa especializada em consultoria em saúde agrega ainda mais valor à relação de cuidado com o bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores.

            Com 16 anos de experiência no mercado da saúde suplementar e benefícios, a ERG Life oferece consultoria de saúde especializada em gestão de benefícios empresariais com foco no atendimento pós-venda e planejamento de benefícios para seu cliente.

Entre em contato pelo telefone (11) 4348- 1752 ou visite a unidade física localizada na Rua Aimorés, 66- Vila Tupi em São Bernardo do Campo, São Paulo.

Deixe um comentário